Monitorização de recifes artificiais

Corveta General Pereira D’Eça — Porto Santo



Download 150dpi (~3MB)
Download 300dpi (~100MB)
O ex-navio da Armada Portuguesa, a corveta General Pereira d’Eça (Cordeca), foi afundado na baía da Ilha do Porto Santo no dia 13 de Julho de 2016 para criar um recife artificial (RA) e teve como objectivos promover o desenvolvimento ecológico, científico e socioeconómico da região. Pela importância de que se reveste um projecto desta natureza, o CIIMAR-Madeira desenhou e apresentou à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais um programa de monitorização destinado a caracterizar as comunidades biológicas em habitats subtidais da ilha do Porto Santo e a avaliar o impacto que o afundamento da Cordeca teve nestas comunidades.
Este programa, o primeiro do género na Madeira, foi também pioneiro em Portugal na medida em que se iniciou ainda antes da criação do RA e reuniu uma equipa multidisciplinar capaz de uma abordagem alargada aos vários grupos biológicos, desde o plâncton até aos peixes. Desde logo não foram detectados impactos negativos derivados do afundamento da Cordeca nos locais abrangidos pelo presente estudo, em parte pela exaustiva limpeza e preparação de que foi alvo o navio antes do afundamento. Pouco mais de um ano decorrido desde a criação do RA, existe já uma importante comunidade associada ao recife e ao ambiente circundante (arenoso). Foram inventariadas 17 taxa de macroalgas, 48 taxa de macroinvertebrados e 32 espécies de peixes, um valor semelhante ao observado nalguns dos recifes naturais estudados e superior ao registado noutros.

Este programa de monitorização foi realizado pelo CIIMAR-Madeira, Estação de Biologia Marinha do Funchal, Observatório Oceânico da Madeira e Universidade da Madeira, com o apoio do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IP-RAM). É importante referir que o presente trabalho só foi possível pela conjugação de esforços por parte de todas as pessoas e entidades envolvidas, no que foi um excelente exemplo de cooperação pessoal e institucional.

Neves P., Kaufmann M., Ribeiro C. (2018). Resultados do programa de monitorização da biodiversidade marinha dos habitats naturais e artificiais subtidais na Ilha do Porto Santo. Relatório científico CORDECA. 75pp. ISBN: 978-989-20-8473-2
© CIIMAR-Madeira