Realizou-se no dia 13/7/2022, no IPMA, em Algés, a reunião final do projeto ROV4ALL que teve início em novembro de 2019. Para além da apresentação dos principais resultados do projeto, a reunião incluiu uma visita aos laboratórios do IPMA.
No dia 26/5/2023 realizou-se nas Piscinas da Penteada o Encontro Escolar ROV4ALL Madeira 2023, que reuniu 5 escolas da Região Autónoma da Madeira na piscina da Penteada.
As 5 escolas que estiveram presentes foram: IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira; Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre; Colégio Santa Teresinha; Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes e Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade
Realizou-se no dia 13/7/2022, no IPMA, em Algés, a reunião final do projeto ROV4ALL que teve início em novembro de 2019. Para além da apresentação dos principais resultados do projeto, a reunião incluiu uma visita aos laboratórios do IPMA.
A exposição "À descoberta dos ROVs" já está no Madeira Shopping, onde pode ser visitada até ao próximo domingo 10 de julho.
No passado dia 23 de junho, foi feita uma pequena apresentação do projeto ROV4ALL (Observatório Oceânico da Madeira), nas instalações da Arditi, para um grupo de parceiros do projeto CARPE DIGEM (Instituto de Desenvolvimento Empresarial) que estiveram em visita à Madeira.
No dia 25/05/2022 realizou-se o Encontro Escolar ROV4ALL Lisboa 2022. Este encontro realizou-se na piscina do Instituto dos Pupilos do Exército e contou com a participação de alunos de diversas escolas da região de Lisboa: Escola Secundária da Quinta do Marquês, Escola Secundária Marquês de Pombal, Escola Secundária Anselmo de Andrade, Instituto dos Pupilos do Exército, Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Escola Secundária de Miraflores, EBS D. Martinho Vaz de Castelo Branco, Escola Secundária de Santa Maria, Colégio Valsassina, EBS Josefa de Óbidos, EB2,3 Moinhos da Arroja, Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Escola Profissional de Tecnologia Digital
Realizou-se na tarde do dia 18 de maio o Encontro Escolar ROV4ALL Algarve 2022, nas Piscinas Municipais de Tavira, organizado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT) – IPMA, com o apoio do Município de Tavira. Escolas participantes: na região do Algarve participaram 11 estabelecimentos de ensino: Agrupamento de Escolas de Almancil, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio, Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Escola Secundária Dra Laura Ayres, Escola Secundária João de Deus, Escola Secundária José Belchior Viegas, Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Escola Secundária Poeta António Aleixo, Escola Secundária Tomás Cabreira.
Realizou-se esta manhã (18 de maio), no complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal o Encontro Escolar ROV4ALL Madeira 2022, um momento de partilha em que 8 escolas que participaram no projeto escolar ROV4ALL testaram os ROVs (veículos operados remotamente).
Escolas participantes: Colégio Santa Teresinha, Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, Escola Secundária de Francisco Franco (SPAR Esff), IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira e Salesianos do Funchal. O evento foi organizado pelo projeto ROV4ALL e projeto Observatório Oceânico da Madeira.
Um grupo de alunos do programa de mobilidade ERASMUS, que está de visita à região num intercâmbio com a Escola Secundária de Francisco Franco / SPAR Esff, esteve hoje (31/3/2022) no Complexo Balnear Da Barreirinha, para testar em ambiente marinho os ROVs que construíram durante a semana com recurso aos kits ROV4ALL. Para além dos cinco ROVs educativos construídos pelos alunos, também foi feita pelo investigador Carlos Lucas uma breve introdução e demonstração de um ROV PowerRay.
No dia 10 de novembro de 2021 realizou uma formação em formato workshop sobre a montagem dos kits ROV4ALL dirigida aos professores que participam no projeto. O workshop realizou-se online e foi orientado por Carlos Lucas e Sónia Costa.
Realizou-se no dia 7/6/2021 o I Encontro ROV4ALL. Alunos e professores de catorze escolas do Algarve, Lisboa, Madeira e Açores apresentaram os ROVs que construíram ao longo do ano letivo com o kit ROV4ALL.
Fruto de muito empenho, motivação e persistência, o resultado foi extremamente positivo e deu origem a trabalhos muito interessantes.
A todos os envolvidos damos os parabéns e agradecemos a participação.
Ontem (22/03/2021) foi dia de testar pela primeira vez o nosso ROV Power Ray, adquirido pelo projeto ROV4ALL (financiado pelo Fundo Azul). Equipado com sonar e câmara de filmar com transmissão de vídeo em tempo real, permite a observação e inspeção do fundo marinho, quer seja para fins científicos ou recreativos.
A formação de professores do projeto ROV4ALL, intitulada: “Conferência ROVALL - O potencial didático das tecnologias de exploração do Oceano" e com duração de 14 horas, vai realizar-se nos próximos dias:
6 janeiro, das 14h00 às 19h00
8 de janeiro, das 14h00 às 19h00
9 de janeiro, das 09h30 às 13h30
A formação será realizada por videoconferência, cujo link será enviado aos professores inscritos dois dias antes da formação.
O foco da conferência serão os ROVs, mas também serão abordados outros temas ligados ao Oceano. No terceiro dia de formação será explicado o procedimento geral de construção do ROV com o kit ROV4ALL.
Esta formação de professores está acreditada pelo Conselho-Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, registo CCPFC/ACC-109648/20.
A coordenadora do projeto ROV4ALL e investigadora do MARE Madeira e do Observatório Oceânico da Madeira, Sónia Costa, integrou o ciclo de palestras do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente ministradas na escola Escola B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo e realizadas no contexto da campanha científica MARE@Porto Santo 2020, onde deu a conhecer os ROVs e outras tecnologias de estudo e exploração do oceano a 5 turmas desta escola e apresentou o ROV4ALL. Esta é uma das escolas candidatas a trabalhar no projeto.
Na atividade “ROVs e outras tecnologias marinhas ”, organizada pela ARDITI no âmbito da Ciência Viva no Verão 2020, o protótipo do kit avançado do ROV4ALL foi testado por diversas pessoas. Depois dos testes de flutuabilidade e estanquicidade realizados anteriormente num pequeno tanque, este foi o primeiro grande teste a todos os componentes, num ambiente mais real. Terminada a atividade, que decorreu entre os dias 29 e 30 de julho, foi com muito agrado que verificámos que todos os componentes funcionaram de acordo com o pretendido. Os motores isolados funcionaram sem problemas, tal como a câmara, os leds de iluminação e o termómetro. Considerando que decorreu tudo dentro do esperado, os componentes utilizados serão integrados nos kits avançados do projeto ROV4ALL.
Data: 21.05.2020
Promotor: ARDITI/OOM
Parceiros: Instituto do Mar, Observatório do Mar dos Açores, Centro de Ciência
Viva de Tavira,Instituto Superior
Técnico/Instituto de Sistemas e Robótica (IST/IRS),Instituto para a Qualificação/Escola
Profissional Francisco Fernandes (IQ, IPRAM/EPFF), Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.
P.
No passado dia 21, a investigadora Sónia Costa esteve na antena 1 explicando a importancia de um
ROV, e os objetivos do projeto ROV4ALL.
O ROV4ALL é um projeto financiado pelo Fundo Azul da DGPM. O objetivo do projeto é construir um
kit educativo para construção de ROVs (robôs subaquáticos) e distribui-los em escolas da
Madeira, Açores, Algarve e Lisboa.
entrevista
Data: 23.01.2020
Promotor: ARDITI/OOM
Parceiros: Instituto do Mar, Observatório do Mar dos Açores, Centro de Ciência
Viva de Tavira,Instituto Superior
Técnico/Instituto de Sistemas e Robótica (IST/IRS),Instituto para a Qualificação/Escola
Profissional Francisco Fernandes (IQ, IPRAM/EPFF), Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.
P.
Realizou-se no dia 23 de janeiro de 2020, a reunião de arranque do projeto ROV4ALL, financiado
pelo Fundo Azul através da direção Geral de Política do Mar.
Esta primeira reunião reuniu no Funchal representantes dos parceiros das 4 regiões abrangidas
pelo projeto: Madeira, Açores, Lisboa e Algarve, e serviu essencialmente para discutir as
tarefas a realizar por cada equipa em que foi possível perceber o funcionamento e experimentar
pilotar um pequeno ROV que pertence ao laboratório Canning-Clode Marine Lab.
Este projeto, liderado pela ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação,
Tecnologia e Inovação através do Observatório Oceânico da Madeira, tem como principal objetivo
possibilitar aos alunos a construção de pequenos ROVs (Remotely Operated Vehicles) de baixo
custo, mas funcionais. Deste modo, pretende-se aumentar a literacia do oceano no que respeita às
tecnologias marinhas e despertar o interesse para estas áreas, realçando a necessidade do estudo
e exploração sustentável dos recursos marinhos.